quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Exercício 1

Desde o fim da União Soviética uma parte da Europa passa por sérios problemas relacionados a divisão territórial. A União Soviética era um aglomerado de países onde era exercido o sistema socialista e com o seu fim, houve a separação desse algomerado, a queda do socialismo e conseqüentemente a introdução do capitalismo.
Com a introdução de um novo meio de vida, nasceu um novo mundo. E esse trouxe algumas divergências, afinal o que mais importa no sistema capitalista é o lucro e ninguém queria sair perdendo nesse novo mundo. Por isso, muitos lugares com culturas diferentes foram anexados a outros. Devido a isso, diferenças foram aumentando e não foram respeitadas até chegar em situações insuportáveis e essas geraram conflitos separatistas, estes foram conflitos sangrentos e destruidores. Muitas províncias conseguiram ser reconhecidas como países, algumas rapidamente, entretanto outras demoraram. A prova da demora é Kosovo, apenas conseguiu ser reconhecido este ano.
Com toda perda ficam mágoas e se tratando desse assunto não é diferente, elas existem até os dias de hoje e pelo o que parece estão longe de acabar. A maior prova disso aconteceu nessas últimas semanas, a invasão da Rússia à Georgia. Não há dúvida que isso é uma consequência pós fim da União Soviética. E fica evidente, que essas fronteiras estão longes de serem respeitadas de verdade.
O que falta para apaziguar é respeitar as diferenças e isso é uma coisa essencial em todas as culturas, pois só assim consiguirá minizar as diferenças e principalmente conviver com outro. E foi isso que faltou nesse periodo e também é o que está faltando agora, o respeito.

0 comentários: