sábado, 13 de dezembro de 2008

Se Acabou-se

O sistema brasileiro escolar é ruim. Entretanto, é o melhor do mundo no quesito pré-vida. Na escola é que aprendemos o que é ser e ter amigo. Vivemos nossos primeiros amores e, até mesmo, o último. Rimos, aliás, choramos de rir. Também choramos por causas das notas. E com o passar do tempo a escola torna-se a nossa segunda casa, para algumas pessoas a primeira. Muita das vezes é o refúgio para os problemas. Outras horas é aonde estão os problemas. Quando estamos estudando queremos férias, quando estamos de férias queremos escola. Eu sei que todos se pudessem iriam para escola para sempre, não digo para estudar.Entretanto nosso ciclo escolar começa de uma forma horrível. Que é o primeiro dia de aula, esse que nos faz chorar, esperniar, fazermos juras de fugas. Afinal, somos arrancados do conforto de nossos lares e do mimo 24 horas por dia. Para sermos obrigados à ir em um lugar estranho, com pessoas mais estranhas ainda. Mentira se alguém não pensou assim. É claro que tem pessoas que se adaptam melhor. Mas, com o passar do tempo, a escola torna-se um lugar agradável em nossas vidas. Tão agradável que me faz afirmar que somos um paradoxo. Fomos do desprezo ao amor eterno. Com o fim do ciclo escolar, choramos, doi muito mais. E, ao contrário, do primeiro dia o último nos faz sentir falta é da escola, não de casa.Esse ano resolvi ter uma nova postura, em relação a minha turma. Quis tê-los como uma família, pois, sem sombras de dúvidas, passaria mais tempo com eles que com a minha família. E consegui atingir meu objetivo. De início foi difícil, devido a enorme diferença que separa cada um daquela turma. Um divergência enorme. Algumas pessoas próximas e outras distantes. Entretanto, que grande família não tem as suas diferenças e, até mesmo, distâncias? Graças à isso, percebi que eu estive cercado por pessoas maravilhosas. Cada um com seu ponto de vista, objetivos e sonhos. Mas todos com algo em comum. Tem tudo para serem vencedores na vida. Independente de nota vestibular. Pois esse é o sistema mais injustos que temos. Ele não prova nada. E, também, a vida é muito mais além que isso. Se todos continuarem com essa determinação, vontade de aprender e alegria vão alcançar tudo que desejam. Ontem, foi com muita tristeza que me despedi de vocês e da escola. Sentirei saudades. Mas saio dela, com a sensação de uma etapa cumprida. E, também, com o alívio de saber que vou levar todas as pessoas em meu coração.

0 comentários: