quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Obama é pop

Dizem que começou uma nova era mundial. A era Obama. Quem é ele? É um negro, aparentemente humanista, que conseguiu alcançar o posto mais importante do mundo, à presidência norte-americana. Esse feito foi de extrema importância. Coloca evidente a igualdade racial e dá esperanças para uma população descrença. Entretanto, muitos, se não a maioria, o colocam como um Deus grego ou na Santa Trindade. E, devido à isso, tem grandes chances de se decepcionarem. Não por causa de incompetência ou falta de palavra da parte dele, mas por ele ser, apenas, o presidente.
Por mais absurdo que isso possa parecer, ele terá que seguir ordens. Ordens de pessoas que não são tão pops, como ele, mas que mandam verdadeiramente. Que são os donos do capital, os chamados burgueses. Essa classe surgiu, na europa, por volta do século XIV. No início, não tinham tanta força política e poder. Entretanto, com a expansão comercial eles conseguiram e hoje são a classe mais poderosa da sociedade.
Então o futuro é uma incerteza. Pois as ações de Obama podem ter ou não à aceitação desses poderosos. Isso vai depender da conscientização e de não significar prejuízos para eles. E infelizmente, essas duas não tem conseguido andar junto. Por isso que existe essa enorme desiguldade. A política capitalista-egocentrista tem sido soberana. E, pra mim, este é o maior desafio do novo presidente dos Estados Unidos da América. Conseguir uma forma de expandir um capitalismo-humanista. Muitas águas irão rolar. Sendo assim, vamos ver isso como, apenas, a posse de um novo presidente pop.

1 comentários:

Anônimo disse...

lembrando sempre:
o governo americano nao quer liberar pacote pra recuperar a propria economia nacional, mas ja libero pacotes pra sustentar a GM.
quem manda na politica americana realmente sao burgueses, alias, mandam na americana e na mundial.
é triste dizer, mas qualquer politico q se coloca no poder muda muito pouco, o que difere sao as crises economicas e variações...